DOC Content

Instituto de Olhos Habeyche Cardoso: uma clínica cinco estrelas

Com muito charme, bom gosto e requinte, mas, acima de tudo, valorizando o bem-estar do paciente, a pequena clínica comandada por Isabel Habeyche Cardoso oferece serviço, aconchego e hospitalidade de um hotel cinco estrelas

por Vinícius Corrêa


Uma clínica que, no visual e na atmosfera, não se parece em nada com um consultório médico, onde, ao entrar, o paciente já sente um clima agradável, como se estivesse em um hotel, fazendo com que seu astral e seu ânimo se elevem. Com um conceito inovador no Brasil de clínica boutique, a oftalmologista Isabel Habeyche Cardoso fundou há apenas um ano o Instituto de Olhos Habeyche Cardoso (IOHC), em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Essa forma de pensar o serviço de Medicina unindo bem-estar e requinte para o paciente pode ser encontrada às vezes em algumas clínicas dermatológicas ou de estética, porém, menos frequentemente em outras especialidades. Sobretudo, do jeito que essa especialista pensou em montar seu negócio. Na sala de espera, a oftalmologista disponibiliza a seus clientes inúmeras benesses para que os mesmos se sintam confortáveis enquanto aguardam pelo atendimento.

Com estilo moderno, toda a decoração foi idealizada pela médica, que utilizou elementos inusitados para uma clínica, como espelhos, cristais e arabescos, conferindo um ar sofisticado em todas as peças. “Quando o paciente vai a um consultório, na maioria das vezes, ele se encontra em uma situação debilitada. Um ambiente como este, diferente do visual de uma clínica tradicional, faz com que o indivíduo se sinta mais acolhido. E muitos dizem que só de entrar no IOHC já se sentem melhor. Desde a inauguração, todos os detalhes da clínica são elogiados, o que para mim também é prazeroso”, diz Isabel Habeyche.

Não habituadas a essa nova proposta, algumas pessoas se surpreendem com os mimos oferecidos, cortesia da casa. Todo esse custo adicional entra no orçamento da clínica com as demais despesas fixas, o que facilita o planejamento e o controle das finanças. E Isabel Habeyche não contou com profissionais em administração, gestão ou marketing. Tudo que ela fez na clínica veio de sua criatividade e pensando no bem-estar dos seus pacientes.

“Quando idealizei o projeto da clínica, o meu desejo era de que o paciente não se sentisse em uma clínica médica, mas, sim, em um ambiente como o de um hotel cinco estrelas. Eu queria um consultório bonito, sofisticado e, principalmente, com tecnologia de ponta em Oftalmologia, ao mesmo tempo que fosse aconchegante para as pessoas”, defende.

Mas toda essa sofisticação e acolhimento vai além da arquitetura e dos objetos que ambientam a clínica. A oftalmologista também se preocupou com o lado humanizado do atendimento, no relacionamento médico-paciente e na qualidade na recepção, oferecendo treinamento constante à secretária.

“Gosto muito de conversar com os pacientes, explicando detalhadamente os exames realizados e os diagnósticos. Faço uma consulta completa, com dilatação pupilar, que muitos pacientes comentam nunca terem realizado. Aprendi muito nos dez anos que trabalhei na clínica do meu pai, o também oftalmologista Lorival Cardoso”, ressalta.

O resultado é tão eficaz que a especialista atende famílias inteiras, inclusive uma delas com 15 pessoas. “Eu atendo as pessoas como eu gostaria de ser atendida. Minha clínica oferece não apenas sofisticação, mas também alta tecnologia e excelência no atendimento”, enfatiza a oftalmologista. Mas o foco não foi apenas na decoração e nos chamegos para os pacientes. Isabel Habeyche Cardoso também investiu bastante no que há de mais atual em equipamentos.

< VOLTAR
LOJA VIRTUAL