DOC Content

Segurança e qualidade são temas de novo livro

O livro Qualidade e segurança em saúde: os caminhos da melhoria via Acreditação Internacional - relatos, experiências e práticas, de Heleno Costa Junior, foi lançado no III Congresso Internacional de Acreditação, no dia 22 de setembro. Segundo o autor, a publicação possui uma linha prática de orientação, que indica como os profissionais podem levar os conceitos da qualidade de segurança para a melhoria dos serviços.

Produzido pela DOC Content e chancelado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), o livro conta com metodologias que buscam normatizar critérios para orientar o processo de construção da qualidade em instituições de saúde em geral. “Existem diversos estudos nacionais e internacionais demonstrando que segurança e qualidade assistencial ainda são problemas preocupantes quando se trata de ocorrência, erros e eventos graves dentro de hospitais”, declara Costa Junior. Experiente na área, o autor é enfermeiro especializado em Administração Hospitalar pela UERJ e em Acreditação Internacional pela Joint Commission International (JCI).

A especialista em Saúde Pública e superintendente do CBA, Maria Manuela dos Santos, escreveu o prefácio do livro e considera a publicação fácil de ler e adequada aos princípios da segurança e assistência central do paciente. Maria Manuela também ressalta que, para o CBA, o conceito e o tema são muito importantes e possuem muitas identificações e ramificações. A previsão é transformar o livro em uma coleção, lançando uma nova obra já no ano que vem. O público-alvo do da publicação abrange todo o conjunto dos profissionais de saúde e gestores de instituições, além de qualquer pessoa interessada pela área de qualidade em segurança.

< VOLTAR
LOJA VIRTUAL